quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Todas as bicicletas que eu já tive.

 Todas as bicicletas que eu já tive.


Apesar de eu nunca ter possuído muitas bicicletas na vida, cada bicicleta me trouxe uma lição, talvez por cada uma delas ter sido em uma época diferente da minha vida, talvez não…


A primeira bicicleta me ensinou sobre o amor:

Quando eu era pequeno, lembro que minha irmã ganhou de aniversário uma bicicleta “caloi ceci” e então como toda criança quase morri de inveja, então três meses depois lembro que no meu aniversário, três meses e seis dias depois do aniversário da minha irmã, meu pai apareceu em casa com uma bicicleta das tartarugas ninjas.

Mas aí vocês me dizem “poxa gui, o que um simples presente te ensina sobre o amor?”. Pois bem é aí que está o detalhe pois se tem uma imagem que não me sai da cabeça é a de uma foto na qual estávamos eu e minha irmã com as nossas bikes e nosso pai ali nessa foto enquanto minha mãe tirou a fotografia (claro que na época não tínhamos a tecnologia de fotografias por timer).

Mas enfim, assim eu aprendi que não apenas um simples presente, mas a memória que veio depois do amor de pai e mãe comigo e com a minha irmã me ensinaram que eles sempre me amaram ou melhor que a gente sempre se amou.


A segunda bicicleta que eu tive me ensinou sobre a surpresa. 


    Uns anos depois estava eu em um salão da igreja, em um dos vários encontros que eu fiz quando era jovem, tinha o sorteio de uma rifa que foi vendida durante uns dias antes do encontro. E na hora do sorteio eu pensei “poxa eu queria tanto ganhar,mas  eu nem comprei um número” e quando  foi sorteado um certo número e divulgaram o nome do ganhador chamaram meu nome e eu fiquei pensando “ué, que que a acontecendo aqui?” enfim minha mãe havia comprado dois números, um no meu nome e outro no nome da minha irmã e o meu foi sorteado. 

Incrível como a vida às vezes nos dá umas surpresas positivas quando menos esperamos, e sim fiquei muito feliz, o que eu não esperava era que a bicicleta chegasse até mim riscada pois a pessoa responsável levou um leve tombo quando levava a bicicleta pra mim, precisei aprender sobre perdão também (risos) mas eu prefiro me apegar à surpresa.



A terceira bicicleta que eu tive me ensinou que nem sempre o que a gente quer cabe na gente.


    Quando eu tinha cerca de 16 anos eu ainda tinha a bike  do sorteio, que foi minha segunda bike, houve uma onda de bicicletas aro 20, e eu como todo bom adolescente, fiquei doido pra comprar uma. 

Enfim, hoje eu tenho 1,92m de altura, então é de se imaginar que naquela época eu era levemente grande para a bicicleta.

E depois de uns dias de sacrifício, pois ela foi montada peça por peça por mim e por um primo meu que me ajudou a montar eu percebi (para a surpresa de 1 pessoa) que eu era grande demais para a caloi cross freestyle (primeiro modelo ainda) que suei pra adquirir.

E a quarta bicicleta me ensinou que ….


A quarta bicicleta é a mais recente, então ainda não me ensinou nada, mas como tudo na vida ela ainda pode me ensinar algo…


Moral da história

    Talvez esse texto não tenha ensinado nada pra você, talvez você chegou até aqui e pensou “nossa que texto paia”, mas a moral da história não é exatamente sobre o que quatro bicicletas ensinaram para um rapaz latino americano, mas talvez como se a gente olhar para as coisas que a vida nos dá hoje a gente pode aprender um pouco com essas coisas.

Claro que eu tenho memórias ruins com todas essas bicicletas, tem uma ou duas que eu não coloquei no bolo porque eu considero que elas não eram minhas mas sim do meu pai por mais que fossem mais do meu uso, mas enfim…

Coisas boas estão ai, basta a gente começar a olhar com um olhar um pouco mais carinhoso para as coisas que recebemos e para os detalhes que nos rodeiam


Nenhum comentário: